-->

19 de junho de 2011

Profissões: Fisioterapia

Origens da Fisioterapia

Fisioterapia significa, etimologicamente, tratamento por agentes físicos, como a água, o calor, o frio, a eletricidade.
Sua história é contemporânea à própria história do homem. Podemos dizer que a Fisioterapia nasceu quando o primeiro homem mergulhou nas águas de um rio ou se expôs à revitalizante ação dos raios solares. Os arqueologistas muito têm contribuído para esclarecer os fatos históricos da Fisioterapia. Certas figuras encontradas na paredes de túmulos e palácios de antigas civilizações (egípcias, persas, hindus e chinesas) evidenciam, pela posição em que se encontram as pessoas, a prática de exercícios corporais ainda hoje praticados em todo mundo. Dizem os historiadores que trinta séculos antes de Cristo, os chineses já praticavam exercícios com a finalidade de preservar a saúde.
A principal função do fisioterapeuta é corrigir problemas de dificuldades em pessoas. Mas, atualmente, sua atuação não se restringe ao tratamento de disfunções. Cada vez mais, ele trabalha com os pacientes antes mesmo de aparecerem as perturbações, a fim de preservar e aprimorar sua integridade física. Além de tratar de lesões e acelerar a recuperação de acidentados e enfermos, o fisioterapeuta também trabalha com gestantes e idosos, estimulando o funcionamento de seus sistemas orgânicos. Junto a crianças e bebês, ele atua auxiliando no desenvolvimento geral. Para executar sua tarefa, utiliza técnicas especiais, como hidroterapia (tratamento por meio de água), massoterapia (massagem), termoterapia (tratamento com aplicação de calor) e cinesioterapia (ginástica e movimentos especiais). O fisioterapeuta costuma atuar em associação com médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.


A Carreira

Afecções Respiratórias - Tratamento de problemas respiratórios e auxílio na recuperação de pacientes internados em UTIs. Em ambulatórios e clínicas, o fisioterapeuta faz a reeducação respiratória de pacientes com bronquite crônica, asma e enfisema pulmonar. Com exercícios de expiração e inspiração forçada, aliados a outros movimentos, procura recuperar a musculatura respiratória e aumentar a capacidade pulmonar. Nas UTIs, é responsável pelos aparelhos respiradores e inspiradores das secreções dos pulmões. Faz a higiêne brônquica por meio de manobras respiratória, controlada os aparelho de Raio-X para avaliar a situação pulmonar, regula o posicionamento do paciente no leito e movimenta as suas articulações para evitar o enrijecimento.
Dermatologia - Tratamento de doenças e problemas de pele, como hanseníase, queimaduras e cicatrizes de cirurgias. Além de massagem, utiliza aparelhos de raios infravermalhos, laser e ultravioleta para diminuir a aderência do tecido na musculatura, melhorar a cicatrização e evitar a retração das articulações e dos músculos.
Estimulação Precoce em Bebês e Crianças - Desenvolvimento dos aspectos físicos, motores e de percepção e resposta a estímulos externos. Geralmente, o fisioterapeuta faz um trabalho preventivo para evitar que crianças nascidas com algum problema neurológico apresentem deficiências motoras e de percepção. Nos hospitais, clínicas e consultórios que tratam de deficiêntes, o profissional usa exercícios musculares e técnicas especiais para estimular os movimentos dos pacientes.
Fisioterapia do Trabalho - Prevenção e tratamento de problemas físicos causados pelo exercício profissional. Em indústrias e outras empresas, o fisioterapeuta avalia o funcionário em atividade para detectar os tipos de deformidades provocadas pelo trabalho. Também procura adaptar a capacidade muscular do indivíduo às tarefas que ele executa profissionalmente.
Geriatria e Gerontologia - Trabalho de prevenção para controlar a instalação de doenças ósseas-articulares e respiratórias causadas pela idade. O profissional pode trabalhar tanto em asilos quanto em casas de repouso e clínicas, treinando a coordenação motora e o equilíbrio dos pacientes com exercício que estimulam toda a musculatura do corpo. Aplica, ainda, diversos tipos de movimentos para evitar o enrijecimento dos músculos.
Gestantes - Controle e prevenção de problemas que possam surgir durante a gravidez, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da gestante, garantir um bom trabalho de parto e uma rápida recuperação pós-natal. O profissional utiliza exercícios musculares para evitar problemas circulatórios e dores na coluna provocadas pela alteração na postura. Também treina a respiração da paciente para o período da gestação e o momento do parto.




Neurologia - Tratamento das seqüelas de problemas neurológicos, como traumatismos cranianos, derrames e paralisias cerebrais. O fisioterapeuta ensina o paciente a fazer todos os movimentos básicos do corpo, estimulando a musculatura e as articulações com exercícios físicos.
Ortopedia e Traumatologia - Recuperação de fraturas, traumas musculares, luxações articulares e problemas de coluna. O fisioterapeuta aplica massagem, exercícios e ginásticas especiais, além de utilizar as técnicas de eletroterapia, hidroterapia e termoterapia para aumentar a capacidade de movimentação, melhorar a circulação e diminuir a dor na área afetada.
Reeducação Postural - Tratamento de problemas relacionados postura do corpo. O fisioterapeuta se preocupa em corrigir as deformidades da coluna vertebral, com exercícios de alongamento e fortalecimento de postura. Em geral, ele desenvolve um trabalho psicológico paralelo já que, muitas vezes, o paciente adota uma postura inadequada por problemas de personalidade.
Reumatologia - Tratamento dos reumatismos, artrites e deformações das articulações. Aplicação das mesmas técnicas utilizadas pela Ortopedia para melhorar os movimentos do paciente.
Ortopedia e Traumatologia - Recuperação de fraturas, traumas musculares, luxações articulares e problemas de coluna. O fisioterapeuta aplica massagem, exercícios e ginásticas especiais, além de utilizar as técnicas de eletroterapia, hidroterapia e termoterapia para aumentar a capacidade de movimentação, melhorar a circulação e diminuir a dor na área afetada.


Mercado de Trabalho
Esta é uma das poucas profissões que não tem problema de colocação. Esse profissional atua em hospitais, centros de reabilitação, clínicas, consultórios, postos de saúde, centros geriátricos, clubes, universidades, escolas e, até, em indústrias. O mercado cresce, também, em virtude da grande procura por terapias de combate ao estresse e às dores de coluna.
Faixas Salariais
Um fisioterapeuta em início de carreira, em clínicas de reabilitação no Rio de Janeiro, recebe 8 SM mensais. Já profissionais sênior e pleno alcançam, respectivamente, 12 SM e 15 SM, enquanto um especialista de renome consegue uma renda mensal de 30 SM. O piso salarial no Estado é de 10 SM por quarenta horas semanais - o mesmo do setor público do Distrito Federal, que paga ao fisioterapeuta em topo de carreira entre 15 SM e 16,5 SM. No Rio Grande do Sul, o salário vão de 4 SM a 10 SM. Um profissional autônomo, com dois ou três pacientes fixos, ganha entre 3 SM e 4,5 SM, em Minas Gerais.
Curso
  • O estudante precisa estar disposto a se movimentar muito. Afinal, a cinesioterapia (tratamento por meio de movimento) é uma técnica mais importante da Fisioterapia. E o aluno já pratica os exercícios no início do curso. Primeiro, em laboratórios com os colegas; depois, com pacientes reais, durante o estágio obrigatório em hospitais e institutos de saúde. Há uma série de aulas práticas, seja nas disciplinas da área médica (Anatomia, Morfologia, Histologia) ou nas matérias específicas, referentes às várias especialidades da Fisioterapia. A leitura também é uma atividade muito importante. Afinal, este é um campo em constante evolução, o que exige uma atualização contínua do estudante e do profissional.
  • Duração Mínima do Curso: Quatro anos.
  • Titulação: Fisioterapeuta.