-->

3 de junho de 2011

E a Belo Monte ?

 Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica previsto para ser implementado em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará.Sua potência instalada será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira,visto que a Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.
Rio Xingu.


De acordo com o site governamental Agência Brasil, Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu. O lago da usina terá uma área de 516 km². A usina também teria três casas de força, contudo, após revisão do projeto, a casa de força do sítio Bela Vista deixou de constar do projeto. Permanecem as casas de força do sítio Pimental e do sítio Belo Monte.
A previsão é que, ao entrar em operação em 2015, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu, com 11,2 mil MW de potência instalada.Seu custo é estimado hoje em R$ 19 bilhões. A energia assegurada pela usina terá a capacidade de abastecimento de uma região de 26 milhões de habitantes, com perfil de consumo elevado como a Região Metropolitana de São Paulo.

O grande ponto não está nos pontos positivos, e sim nos negativos. Tudo bem que vai gerar cerca de 11.000 megawatts, o que vai ser muito importante economicamente para o Brasil. Mas, e as pessoas que moram nessas áreas? A sua construção implica no despejo de 9.000 famílias que moram à margem do Rio Xingu, no Pará. Além, é claro, do alagamento dos 5 municípios ao redor do Xingu, e também haverá um desmatamento enorme, além de deixar muitas famílias sem sua fonte de renda- rio.
A Usina tem causado muita polêmica por isso, será mesmo que vale a pena despejar 9.000 familias só para ter mais uma fonte de energia no Brasil ? Coisa que seria resolvida por outros meios, não precisava ser necessariamente a construção da tal Usina.


O cacique Raoni chora ao saber que Dilma liberou o início das construções de Belo Monte, mesmo após cartas dirigidas a ela que foram ignoradas, e ainda mais de 600 mil assinaturas que foram igualmente ignoradas.

A sua construção foi liberada pela nossa atual presidente, Dilma Rousseff, o que deixa muito mais difícil um arrependimento da tal, para a NÃO CONSTRUÇÃO.
E ai fica a polêmica, vocês concordam ou não para a construção da Usina de Belo Monte ?