-->

19 de junho de 2011

Profissões - Medicina Veterinária

O melhor amigo do cão.E do gato,e do cavalo,e do boi ...

 

Além de zelar pela saúde da bicharada, o veterinário controla os produtos de origem animal.

Houve um tempo, no Egito Antigo, em que a vida do veterinário estava sempre por um fio. Animal então considerado sagrado, o gato era entregue aos seus cuidados e, qualquer arranhão que sofresse em alguma de sua sete vidas, poderia levar o profissional ao altar de sacrifícios. Já vai longe, porém, a época em que o veterinário levava uma vida de cão, cuidandoapenas da saúde de pequenos animais domésticos. Hoje, suas funções são bem mais abrangentes e os critérios que norteiam seu trabalho, felizmente, apenas científicos.
Como as pessoas cada vez mais optam por ter em casa animais de pequeno porte, como cachorros, gatos e tartarugas, o mercado de trabalho está bastante aquecido. Há também muitas oportunidades de trabalho em fazendas, analisando a qualidade dos rebanhos, verificando se os animais estão prontos para o abate, controlando a produção de alimentos de origem animal. Além disso, o veterinário pode atuar em vendas técnicas e, no campo da genética, selecionar animais-modelos e realizar cruzamentos entre eles para melhorar os rebanhos.


O Curso

"Muitos alunos entram na faculdade com a falsa idéia de que o veterinário apenas cuida de animais domésticos em clínicas", diz Helenice de Souza Spinosa, chefe do Departamento de Medicina Veterinária da USP. "Todo ano, pelo menos 10% dos estudantes trancam a matrícula quando percebem que terão de dissecar cadáveres de animais". Nos três primeiros anos, o curso é 50% teórico. Nos dois últimos, os trabalhos em laboratório e em campo aumentam e ele se torna 80% prático. Algumas das disciplinas são Anatomia, Biologia Celular, Bioquímica, Economia Rural,Embriologia, Farmacologia e Técnica Cirúrgica.
DURAÇÃO MÉDIA: cinco anos.


Como Está o Mercado
  
A grande tendência para o futuro é o veterinário especializado em anestesiologia, cardiologia, homeopatia, odontologia e oftalmologia de animais de pequeno e grande porte. "Ainda não há cursos específicos de especialização, mas acredito que, em breve, será feita uma revisão curricular e o estudante poderá optar por uma área definida", diz José Alberto Pereira da Silva, do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo. Enquanto isso, as clínicas de pequenos animais continuam crescendo, especialmente nas cidades do interior.
SALÁRIO MÉDIO INICIAL: R$ 976,00.

O Que Você Pode Fazer Como Veterinário

Clínica - Cuidar de animais domésticos, rebanhos e criações. Fazer exames clínicos, diagnósticos e prescrever tratamentos.
Ecologia e animais silvestres - Pesquisar e garantir a preservação da fauna em regiões afetadas pela ocupação do homem.
Higiene, inspeção e tecnologia - Controlar as condições de higiene em produtos de origem animal destinados à alimentação.

Indústria de ração, medicamentos e defensivos animais - Cuidar do processo de fabricação e comercialização de soros, vacinas, carrapaticidas, rações, vitaminas e medicamentos.
Prevenção e saúde pública - Procurar e eliminar fontes de infecções. Fazer o controle sanitário de alimentos em feiras, bares e restaurantes, inspecionando produtos de origem animal.
Produção animal, administração e extensão rural - Acompanhar a criação e a exploração econômica de animais. Planejar e administrar propriedades rurais, trabalhando com agrônomos e zootecnistas.
Reprodução animal e fisiopatologiada reprodução - Trabalhar com ginecologia, obstetrícia e andrologia animal e técnicas de inseminação artificial. Pesquisar processos de melhoria genética de cavalos, bois, ovelhas, porcos e aves, entre outros.
Onde Estudar
  
As primeiras instituições de ensino veterinário do Brasil foram a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, criada em 1910, e a Escola de Veterinária do Exército, também no Rio, que iniciou sua funções em 1914. A partir daí, as escolas especializadas em veterinária proliferaram, principalmente em regiões de intensa produção agropecuária. Atualmente, existem 30 escolas no gênero, distribuídas por todo o território nacional.
Entre elas, em São Paulo temos: UNESP em Araçatuba, Botucatu e Jaboticabal; FM Veterinária Prof. Antônio Secundino de S. José em Espírito Santo do Pinhal; Unimar em Marília; Unoeste em Presidente Prudente; IMS em São Bernardo do Campo; FM Veterinária Otávio Bastos em São João da Boa Vista; Facs. Int. Rio Pretense em São José do Rio Preto e Uniban, Unicastelo, Unip, Unisa, USP em São Paulo.
No Rio de Janeiro temos Uenf em Campos dos Goytacazes; Facs. Int. Plínio Leite em Itaboraí; UFRRJ em Itaguaí; UFF em Niterói; Unesa e Unigranrio no Rio de Janeiro e Cesup de Valença em Valença.


Uma Escolha Certa - Um Exemplo Que Pode Ser Seguido


Cláudia Regina Incerpi Xavier, Médica Veterinária, é formada há 8 anos pela UNESP de Botucatu na qual sua especialidade é de tratar Pequenos Animais, nos conta algumas de suas expectativas no começo da carreira e responde, algumas dúvidas que até impedem que muitos jovens ingressem na Medicina Veterinária por receio ou até, medo. Eis algumas perguntas a serem respondidas:
O que você esperava do curso antes de iniciar?
"Eu tinha medo de ter dó de dissecar os animais!"
O que você imaginava aconteceu?
"Não. Porque os professores nos prepararam bastante para a dissecação. Além de tudo, nós dissecávamos todos os tipos de animais, desde pequeno porte até os de grande porte."
Como foi o seu ingresso ao mercado de trabalho?
"Para mim foi fácil. Logo que saí da faculdade comecei a fazer estágio. Eu fiz em mais de cinco clínicas até que abri minha própria clínica."
Qual a maior dificuldade enfrentada?
"Nos meus dois anos de estudo na faculdade. Porque além das matérias serem difíceis, a média passou a ser 7,0.
Um outro caso foi de um cliente que chegou a me culpar pela morte do seu animal. Mas a grande dificuldade é saber tratar os clientes nas horas difíceis."
Qual a grande satisfação em ser Veterinário?
"É fazer aquilo que eu realmente gosto, seja em qualquer hora ou lugar."
Você já fez outros cursos? Quais?
"Sim. Comportamento Animal, Ovinos, Ranário, galinhas, cavalos e silvestres."
Qual conselho você daria para as pessoas que querem seguir a carreira de Medicina Veterinária?
"Fazer uma boa faculdade e gostar do que vai fazer, que é o mais importante!"

Hoje Cláudia tem a sua própria clínica, que fica à Av. Maria Luiza Americano, 267 - Jd. Nossa Senhora do Carmo - Itaquera - São Paulo-SP Tel. para contato: 6179-7249