-->

19 de junho de 2011

Profissões - Direito





Além de conhecer a fundo a legislação, ele adquire conhecimentos de Filosofia, Sociologia e Política .


Não é de hoje que o homem vem quebrando a cabeça, tentando descobrir uma forma ideal de conviver em grupo. Embora presente nos primórdios da civilização, o Direito só foi sistematizado e reconhecido como ciência há cerca de dois mil anos, em pleno início da Era Cristã, na Roma Antiga.
No Brasil, a primeia interferência do Direito se deu com o Tratado de Tordesilhas, que estabelecia as fronteiras geográficas do País. De maneira efetiva, no entanto, o Direito só seria implantado entre nós em 1548, com a edição do Regimento destinado a delimitar as ações e competências do Governo Geral de Tomé de Sousa. Esse regimento corresponde, na verdade, a uma espécie de certidão de nascimento do País, em termos de Direito. É ele que estabelece, por exemplo, um regime jurídico para o Brasil e obriga a criação de uma atividade jurídica.


Áreas de Atuação

O bacharel em Direito pode fazer :

Advocacia:

Defender os interesses de pessoas e de instituições privadas e públicas. Especializar-se em Direito administrativo, ambiental, civil,comercial,da criança e do adolescente, internacional penal ou criminal, trabalhista ou previdenciário e tributário.

Delegado de Polícia:

Preparar inquéritos e chefiar investigadores. Emitir carteira de identidade, de motorista e documentação de veículos.Fiscalizar compra, venda e guarda de armas e munições.

Magistratura:

Como juiz, decidir conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público e cuida de tributos, encargos previdenciários e ações cíveis e comerciais.

Promotoria e Procuradoria da Justiça:

Promover ações penais, defender a ordem pública em juízo (no caso do promotor) ou nos tribunais (procurador).Fiscaliza o cumprimento das leis, defender os interesses da sociedade, os direitos do cidadão e o patrimônio público.
Ou tornar-se um profissional liberal



Deveres

A importância do advogado para a sociedade é incontestável. Afinal, é ele o único profissional com capacidade e habilitação legal para representar e defender em juízo os interesses de seus clientes, com base nas leis e na Constituição do País. Cabe ao advogado elaborar e subscrever petições iniciais, contestar memoriais, razões,minutas e contraminutas em processos, entrar com pedido de habeas-corpus e recorrer das decisões judiciais, entre outros.


ESPECIALIZAÇÃO
Direito Internacional e Direito do Consumidor

É uma carreira promissora, pois profissões exibem possibilidade de ascensão tão espetacular quanto o direito. A razão é simples: viver está cada vez mais complicado. As relações se sofisticaram de tal forma que a presença de um advogado como intermediário vem se tornando indispensável.
As crescentes transações internacionais numa economia cada vez mais globalizada. Tudo isso graças ao Direito Internacional e Direito do Consumidor.
Os consumidores ganharam um código aprovado pelo Congresso Nacional em 1990, eles nunca tiveram tantos direitos como agora.
Quando alguém compra um carro novo e a montadora faz que não é com ela só mesmo um advogado pode desembaraçar a pendenga.
Esses processos estão virando rotineiro nos Estados Unidos e estão ficando comuns no Brasil.
O Direito Internacional ganhou impulso definitivo com o Mercosul.Como comprar e vender em tempos de globalização sem a ajuda de um profissional que conheça a fundo a legislação internacional e as regras ao livre comércio.
Salário Médio: R$1.010,00.



Onde Estudar - Melhores Universidades.

→USP
→PUC-SP
→ Uerj
→UFMG
→UFPR
→UFSC
→UNB