-->

19 de junho de 2011

Profissões - Educação Física




É a profissão que cada vez mais vem ganhando dicípulos, talvez seja devido a grande evolução que o país vem demonstrando no esporte, estimulando assim a prática ou até mesmo um contato mais profissional com o mesmo.
Os cursos de Bacharelo em Educação Física, Licenciatura em Educação Física têm como objetivo básico: a promoção do pesamento crítico, a expansão do conhecimento cientifico e técnico e a melhoria da qualidade de vida. Em relação a esses objetivos, a responsabilidade e compromisso dos cursos, em ternos profissionais, estão explicitados a seguir.
O curso de Educação Física tem a duração de 4 anos, sendo feito em algumas Universidades em período integral.
Licenciado em Educação Física

É responsável pelo planejamento, execução e avaliação do componente curricular de Educação Física, junto ao ensino de primeiro e segundo graus.
Bacharel em Educação Física

O estudo e a disseminação de conhecimentos sobre o movimento humano(moticidade), no processo de promoção e melhoria da qualidade de vida, são as principais características do curso de Bacharelo em Educação Física.
Preparado e capacitado para a atuação profissional em todos os segmentos da sociedade, com exceção do contexto escolar, esse curso exerce atividades pertinentes de planejamento, execução e avaliação de progamas de Educação Física, individuais e coletivos, para uma clientela formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto a empreendimentos particulares e instituições públicas de ginástica, clubes, centros comunitários, creches, hospitais, instituições carcerárias, spas, hotéis, navios, empresas, condomínios, emissoras de rádio e televisão, através da orientação sobre a prática de atividades motoras em geral.
O Bacharel em Educação Física é requisito para a Licenciatura em Educação Física.


Como está o mercado

Quem se formar em Eucação Física não precisará fazer muita ginástica para se dar bem. O mercado é promissor para o personal trainer, que faz supervisão e treinamento físico para empresários e profissionais liberais."Faço avaliação do aluno com o médico e dou aulas particulares e teste mensal para mudança e adaptação de exercícios", diz o professor Fábio Saba. Cresce o campo de trabalho para o bacharel em Educação Física que quiser dar aulas em clubes, academias, condomínios e empresas. No Rio de Janeiro, as atividades desenvolvidas em praias e academias aumentam as chances para professores de natação, vôlei, lutas marciais e de escolinhas de futebol.
O que você pode fazer como educador físico

-Condicionamento físico: Dar aulas de ginástica coletiva e individual para melhorar as condições musculares e cardiovasculares de crianças, adultos e idosos.

-Consultoria e assessoria: Orientar orgãos públicos e empresas privadas sobre programas de educação de funcionários. Avaliar programas educativos em centros comunitários, parques, hospitais, clínicas, spas, creches, hotéis, casas de menores e penitenciárias.

-Ensino: Dar aulas em escolas de primeiro, segundo e terceiro grau. É preciso complementar a formação com as disciplinas do currículo do curso de Licenciatura.

-Grupos especiais: Trabalhar com deficientes físicos e mentais, pessoas com doenças cardíacas, problemas de coluna ou musculares.
Onde estudar:

-Universidade Estadual de Londrina
-Unicamp
-Univesidade Federal de Minas Gerais
-Universidade Federal do Rio Grande do Sul
-Univesidade Federal de Santa Maria
-Universidade Federal de Viçosa
-Unesp Rio Claro
-Universidade de São Paulo
-Univesidade de Guarulhos
-Unicid
-Unicsul
-Univesidade São Judas Tadeu
-Universidade Mogi das Cruzes